A Sopa paraguaia. Uma sopa sólida?

A sopa paraguaia é uma das delicias da gastronomia tradicional paraguaia, com o seu sabor singular e sua particularidade... sim... ela é sólida!

9/18/2024

Este é talvez um dos pratos mais emblemáticos do Paraguai, a particularidade desta sopa que encanta é que não é líquida, o que a torna única. Juntamente com o chipa guasu, são dois dos principais acompanhamentos do tradicional churrasco paraguaio. Uma derivação da sopa paraguaia é a sopa so`o que mistura a mesma base da sopa tradicional com um toque singular, sendo recheada. Gastronomicamente falando, a sopa paraguaia é o prato mais representativo do Paraguai, pois inclui em sua receita alguns dos principais elementos ou ingredientes utilizados na culinária tradicional paraguaia. A Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai declarou a produção artesanal e tradicional da sopa paraguaia como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraguai em 2017.

Historia do nascimento da Sopa Paraguaia

Existem várias versões sobre como a tão popular "SOPA PARAGUAYA" pode ter surgido. Neste trecho, permito-me fazer um compilado delas, citando as fontes consultadas. O portal oficial do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição nos apresenta algumas versões...

A sopa na chegada dos espanhóis Conta-se que quando os espanhóis chegaram às terras guaranis, foi realizada uma grande festa e a carne não foi suficiente, então os guaranis decidiram servir uma preparação feita com farinha de milho envolta em folhas de banana, que era cozida entre cinzas quentes. Diz-se que no momento de apresentar a comida na língua nativa, disseram: "So’o opa" (A carne acabou), pensa-se que daí pode ter vindo o nome.

Don Carlos Antônio López e a sopa paraguaia Esta é outra versão e talvez a mais difundida (a que minha avó me contou). Diz-se que o presidente Don Carlos Antônio López gostava muito de uma receita chamada tykuetï (uma espécie de sopa branca), com ingredientes semelhantes à sopa. Diz-se que a cozinheira (machú), por descuido, colocou mais farinha de milho do que o necessário e, desesperada, terminou o cozimento e como resultado obteve uma massa muito mais consistente.

Ensopado Paraguaio... Finalmente, deixo a versão que tem mais solidez histórica com base nas pesquisas do mestre Oscar Ferreiro, exposta pela etnogastrônoma Graciela Martínez durante sua palestra sobre Gastronomia Paraguaia. Fala sobre a semelhança da sopa paraguaia com o ensopado espanhol (pão embebido em leite, queijo e ovo). Remonta o nascimento do ensopado paraguaio à chegada dos espanhóis, que ao querer reproduzir o ensopado espanhol, encontram-se sem trigo, então a receita foi feita com ingredientes autóctones, utilizando farinha de milho. Como o nome do ensopado paraguaio era extenso, acabou sendo conhecido como conhecemos hoje, "SOPA PARAGUAYA".

Ingredientes

800 gr de farinha de milho pré cozido("harina de maiz fresca")

400 gr de queijo minas de meia cura (Queijo Paraguai)

4 cebolas

6 ovos

1 litro de leite

200 gr de manteiga ou banha de porco ou óleo de girassol

sal a gosto

Modo de preparo

  1. Cortamos as cebolas em julianas e, em seguida, aquecemos uma frigideira e colocamos a manteiga (pode-se usar 100 gramas de óleo e 100 gramas de manteiga ou banha de porco) refogamos as cebolas com uma pitada de sal até que fiquem transparentes. Retiramos e reservamos (depois vamos adicionar à mistura).

  2. Batemos os ovos e também reservamos.

  3. Em uma tigela, colocamos o fubá pré-cozido e o leite (é muito importante que esteja bem hidratada). Uma vez hidratado o fubá, adicionamos o ovo e as cebolas refogadas, incluindo a gordura em que foram cozidas, e continuamos misturando até obter uma massa homogênea com os ingredientes bem incorporados.

  4. Não se esqueça do sal, e finalmente adicionamos o queijo.

  5. Untamos uma assadeira com óleo suficiente e colocamos nela a preparação.

  6. Cozinhamos até que a parte superior da preparação adquira uma aparência dourada, por aproximadamente 40 - 50 minutos

Receita da Sopa Paraguaia que aprendi com minha avó

Para obter o sabor da sopa feita em tatakua (um forno tradicionalmente usado no campo para cozinhar alimentos), depois de pré-aquecer o forno, colocamos óleo na assadeira e deixamos a assadeira no forno por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, colocamos a preparação na assadeira e levamos novamente ao forno.Ou podemos colocar na base da assadeira folhas de bananeira, o que realça o sabor da nossa sopa.

Dica da avó

Tatakua (forno tradicional no Paraguai feito de ladrilhos, terra colorada e mel de cana)